quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Olá, o meu nome é Mario Crespo e sou um bocado imbecil

Aguardo com alguma ansiedade o dia em que vai ser exigida a abolição do código deontológico do jornalismo. Honestamente, já o vi mais longe. Aliás, tenho medo de sair à rua e não dizer mal do governo. SÓ do governo. Porquê? Pouca gente sabe. Mas como é o que toda a gente diz...

12 comentários:

MC disse...

Porque é o Mario Crespo um imbecil?

Estou de veras curioso...

Emma Bovary disse...

Miguel, eu ainda não percebi se estás a falar a sério ou a ser irónico mas de qualquer forma eu digo-te porque é que acho que ele está a ser um imbecil.

Se sabes da história da crónica não publicada sabes que é bem provável que tudo o que la está seja verdade, o Sócrates é um imberbe portanto... No entanto, jamais um director de um jornal vai publicar um chorrilho de acusações graves de fonte duvidosa e sem o direito à contestação por parte dos envolvidos. É lógico que não tenha sido publicada, pelo menos sem a verificação destes pontos. Mas não, o Mário aproveitou a fama pobre do governo para se pôr acima de qualquer código e exigir o impensável. E é capaz de conseguir, dado que criticar toda a gente faz, pensar um bocadinho... isso agora...

MC disse...

Tenho, contrariado, confesso, de te dar alguma razão. É um texto complicado de ser publicado. Muito mais complicado, ainda, por vivermos esta espécie de clima de terror sobre as perseguições que estão, há muito, a ser feitas a quem não pactua com determinadas coisas.

Eu acredito, e espero que a história me dê um dia razão, que o Sócrates ficará conhecido como o pior PM que já passou pelo cantinho que se dá pelo nome de Portugal.
Por muito menos, infinitamente menos, o palhaço do Santana Lopes foi demitido. Aliás, numa panelinha quase inacreditável para lá colocar este, claro!

Agora o MC é dos poucos gajos com os tomates no sitio e com uma coluna vertical que não se dobra ao sabor das palmadinhas nas costas e isso, para mim que nem sou de cá, é uma coisa que admiro e SEMPRE merecerá o meu respeito.

A verticalidade das pessoas não tem preço. Admiro quem consegue ir contra a maré.

Vivemos num mundo irreal. Tens metade da população a viver à margem da lei, de corrupção, de puro gamanço, de favores, de contornar a lei, de fazerem leis especificas para beneficio próprio e ainda têm a lata de vir discutir a legalidade de umas escutas onde toda a gente percebe o que estão a fazer.
Quer dizer, em vez de irem ao que interessa que é se cometeram um crime ou não, estão a discutir se é legal ouvi-los a planear o crime... Por amor de Deus!!!!
Se não fosse triste era hilariante!

O Mario aproveitou a fama probre do governo? Mas a culpa é dele da fama deles ser a que é? Mas eu, sendo uma pessoa honesta, alguma vez me metia num governo do Sócrates? Por favor!

Quanto ao que diz o artigo, e pelo que ele já falou posteriormente a isso, foi tudo super confirmado, de várias fontes e tudo batia certo.
Os desmentidos vieram todos de quem estava na mesa naquela conversa. Porque será? Ou esperavas que algum deles confirmasse?

O Sócrates é nojento, e nem consigo entender que tipo de pessoas consegue votar nele, a não ser os que mamam à custa dele. Esses, compreende-se! Os outros? Deve haver muita gente sem cérebro neste rectangulo...

Emma Bovary disse...

Nada do que tu escreveste contraria aquilo que eu penso. But that's not the point.

Eu sempre respeitei e respeito o Mário Crespo mas jamais defenderei a posição dele nesta história sendo que, para mim, é um bocado hipócrita. Eu também ficava possessa se me dissessem que eu andava a ser falada e censurada injustamente, principalmente por um ignorante. Concordamos. Muito menos me calava. Aí também concordamos. Agora uma coisa é eu defender a minha honra (merecida) outra coisa é fazer da comunicação social o tanque para lavar roupa suja, para isso já nós temos jornalistas que cheguem.

Mais uma vez, respeito o Mário Crespo, lamento é o estado em que está o nosso jornalismo quando chegamos a este ponto. Existem imensas maneira de fazer chegar a nossa opinião à esfera pública (olha a blogosfera), acho mesmo lamentável fazer-se referência à censura salazarista para enquadrar este acontecimento. Não tem qualquer cabimento. A não ser na cabeça das pessoas que vêm a comunicação social desta forma, como um reality show.

Esta discussão podia dar muitas voltas, não vale a pena porque discutimos o mesmo. Também acho o Sócrates vergonhoso, mas dá-me mais comichão ver a morte do profissionalismo nesta área.

MC disse...

Emma,

Eu entendo o que dizes e o que está por trás da tua opinião. Aliás, já me habituei a ver neste cantinho um espaço bem equilibrado, de bom senso e de ideias claras. E eu gosto de ideias claras... não sei se já terás percebido isso...

Neste caso concreto, e olhando para o passado do Mário Crespo, que é quase exemplar (quem poderá dizer que nunca se enganou ou cometeu uma gafe?), para a sua coerência ao longo de muitos anos, para a sua idependência... eu acredito que ele tenha, como diz que fez, verificado tudo ao pormenor.
Posso estar enganado?
Posso!
Eu falo por mim e coloco a mão no lume por mim. Já tenho colocado por outras pessoas e acabo (quase) sempre por me queimar. Normalmente as maiores queimaduras até são derivadas de gente bem pertinho, daquelas que nunca esperávamos... mas isso é outra conversa.

Ele tentou publicar o texto no jornal e foi impedido de o fazer. Ok! Era, acho eu, um direito de ambos: dele, em querer publicar o texto na sua coluna; do jornal em não aceitar porque, como dizes e bem, é um texto um pouco mais pessoal que o costume.

Como pessoa de carácter (quantos ainda haverá?) ele demitiu-se porque achou que ao não publicarem o texto estavam a retirar-lhe a confiança que achava que merecia. Eu faria o mesmo.

Há pessoas, e isso é importante sempre, que dado o seu passado coerente e independente merecem o beneficio da duvida, mesmo num caso como este em que os factos são dificeis de provar...

Já agora, aproveito para dizer que gosto do que escreves e da maneira como argumentas.
Poucas coisas estão acima de uma troca de ideias com alguém que realmente pensa!

;)

Mesmo quando não se concorda completamente...

Emma Bovary disse...

Concordo. :)

E aceito a tua opinião, já o disse. Mas mantenho a minha, afinal de contas um jornalista que se diz amordaçado e censurado poder ir falar ao Parlamento, numa sessão transmitida em directo e simultâneo por vários canais é um bocado hipócrita. Ou não? Ele que se defenda, o choro já começa é a cansar... lol

:)

MC disse...

Pois, rapariga, ainda não chegámos à ditadura...

Hoje,, especialmente com a net, é dificil calar seja quem for...

Olha as baboseiras que eu escrevo e ninguém me pára!!!!!

;)

Emma Bovary disse...

Não era isso que eu queria dizer... O que eu queria dizer era isso mesmo que escreveste; hoje em dia pode-se fazer o que se quer com a informação, ele principalmente! Para quê tanto "ai que anda a Pide atrás de mim"?

Mas pronto, assunto arrumado! Amanhã já ninguém se lembra de qualquer forma.. lol

MC disse...

Ele principalmente porquê?

Isso soa uma bocado a que "não gostas do homem e pronto"... ou estou enganado?

Emma Bovary disse...

Ele principalmente porque pode ir para o Parlamento.. lol quantos mais é que podem?

Ouve, não se trata de eu não gostar do homem (até gosto), trata-se de tu não gostares nada do Sócrates. Entendo perfeitamente, eu também não gosto nada. Mas uma coisa é querer destapar a verdade outra é comparar-se com uma espécie de oprimido político dos anos 70... Got it?

lol, está complicado!

MC disse...

Ahhhh!!! O problema é eu não gostar do Sócrates?

O Sócrates, como pessoa, é-me completamente indiferente. Não me afecta. Tenho opinião sobre o que acho dele como pessoa, claro, mas é irrelevante. Como são todas aquelas pessoas que estão longe da minha vida.
Como politico, custa-me a entender que, com o percurso dele, na vida, claro, apostem nesta personalidade para nos governar. Da primeira vez já me foi dificil "engolir" pois sempre achei que estava à vista o que viria, porque também achei que o que fizeram ao Santana (que é um politico que eu não gosto mas por razões diferentes deste) foi no interesse partidário e não no interesse do país... Agora, da 2ª vez... Por amor de Deus! Explica porque somos o país(zito) que somos.

Ele, sozinho, duplico a divida do país e ainda se quer meter em TGVs e Aeroportos...?

Enfim...

O que vale é que eu não tenho partido... Limito-me a ser sportinguista e a sofrer por isso...

;)

MC disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.