quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Os cursos de enfermagem deviam ter filtro anti-puta

Andei estes dias com o coração nas mãos porque a minha irmã foi hospitalizada e eu aqui longe em Lisboa sem poder fazer nada. Estes dois últimos dias consegui ir vê-la e fiquei petrificada com o que ela me disse sobre o tratamento que ela recebeu no primeiro hospital em que esteve. Ela teve uma trombose, um AVC, e com 19 anos este dificilmente seria o primeiro diagnóstico, tudo bem. Quando ela foi hospitalizada a primeira vez, mandaram-na para casa com uma injecção e vitaminas. Ela não falava, não se mexia, só suava e tremia, de resto não conseguia dizer o que sentia. No dia a seguir voltou ao hospital e uma das enfermeiras disse: "esta desde que sentou nunca mais se quis levantar". Isto quando ela estava sozinha com as enfermeiras. Um dos enfermeiros perguntou o que ela tinha e uma delas :"é gravidez.. e gémeos!". Assumiram que era uma depressão e foi o que me disseram quando me ligaram. Claro que isso não poderia ser nada menos que impossível e foi o que os meus pais disseram ao médico. Depois de dois dias naquele hospital foi transferida para Viana do Castelo onde a trataram como deve ser e chegaram ao problema. Ainda está em observação e está sem sequelas, está óptima mas meus amigos, nunca larguem o pé de familiares vossos num hospital... Aquilo é mais perigoso que qualquer doença. Nunca vi tanta incompetência e tanta falta de respeito pelas pessoas, fora as coisas que nunca se chegam a saber. Ela estava com o período e como foi hospitalizada de urgência estava em pijama, esteve dois dias toda suja, quando chegou a Viana foram as enfermeiras de lá que a mudaram. Ela disse-me que as ouviu dizer que não a queriam mudar porque estava numa "má fase". Se eu visse isto acontecer, se estivesse lá arranjava maneira daquelas putas nem como empregadas de limpeza conseguirem emprego. Nunca vi uma coisa assim... Não sei como é que pessoas assim são admitidas como profissionais, não percebo, é revoltante.

8 comentários:

MC disse...

Fizeram queixa? Ou queixas?

Celeste disse...

Vergonha... onde é esse matadouro pá?!

Diviamos fazer sempre queixa. Sempre, que a culpa não pode morrer solteira.

Ela está melhor? Assim espero.

Beiji** e prazer igualmente

Emma Bovary disse...

Tenho uma "reunião" marcada com o enfermeiro-chefe do serviço. A primeira enfermeira com quem falei começou logo a defender os "16 anos de profissão" e eu vi logo que ali não ia ter sorte... Disse-me que às vezes as pessoas mal-interpretam o que se diz e eu perguntei-lhe como é que se mal-interpreta dizer a uma rapariga de 19 anos com um AVC que está grávida e que devem ser gémeos... Disse-me para falar com o enfermeiro-chefe quando viesse de férias! No que depender de mim, aquela gaja vai pensar duas vezes na próxima vez que decidir fazer diagnósticos...

Beatrice von Bismarck disse...

Podes reclamar também aqui

http://www.ers.pt/


e eu escreveria uma carta à Ministra da Saúde, Procuradoria e Direcção Regional de Saúde do Norte. Pode não adianatar de nada, mas a denúncia fica feita. Ah e denunciava com os nomes das Sra. Enfermeiras. Depois dessa reunião que vai ter era o que fazia. Ou melhor ainda, se queres poupar em selos reclama por e-mail. E sim, garanto-te que os mails recebidos ao cuidado dos ministros são vistos pelo chefe de gabinete.

bjo e as melhoras da tua irmã.

Emma Bovary disse...

Vou esperar para falar com o responsável de serviço, se me vier com histórias vou cantar para outra freguesia.

Obrigada!:) ela está melhor, acho que amanhã já saiu da unidade de avc, finalmente!

Margaret disse...

que revoltante!! eu sempre disse que os cursos de saúde deveriam ter provas de selecção, testes psicotécnicos e mais o que pudesse avaliar o carácter! sim porque isso não é falta de profissionalismo, é falta de humanidade (esta palavra existe?!)! damn right.

Anónimo disse...

Também tive um AVC com 21 anos, mas fui super bem tratada no hospital de viana!! se calhar tive sorte...:)Ainda hoje,passados quase 7 anos, recordo com carinho muitas enfermeiras que lá conheci!
beijinhos *


Supekenika@hotmail.com

Emma Bovary disse...

Ela foi muito bem tratada em Viana, nunca disse o contrário. Ela teve foi o azar de encontrar as pessoas erradas em Ponte de Lima. Não pode acontecer mas infelizmente acontece...

De facto, o caso dela não é de todo isolado. São cada vez mais os jovens a sofrer desta condição.